Moon Mary BlogCiclo menstrual e Hormonas Femininas

https://florescerdoser.pt/wp-content/uploads/2021/01/hormonas_home.png
https://florescerdoser.pt/wp-content/uploads/layerslider/LOVE-with-Flowers/flower_dark.png

O Círculo NaturalHormonas femininas

🩸 Ciclo menstrual e Hormonas 

São as hormonas que controlam a puberdade, o ciclo menstrual, o parto e a menopausa. 

A puberdade inicia-se com a libertação da hormona gonadotropina (GnRH), que transmite sinais à glândula pituitária (situada na base do cérebro) para iniciar a produção das duas hormonas sexuais (LH e FSH).

Todos os meses, a hormona Luteinizante (LH) é responsável pelo amadurecimento de um óvulo e a hormona foliculoestimulante (FSH) é responsável pela libertação do óvulo já maduro e pronto para ser fecundado (ovulação). As hormonas LH e FSH actuam nos ovários também na produção de Estrogénio (hormona sexual feminina mais importante). 

O Estrogénio é bastante importante na fase da puberdade para o desenvolvimento dos seios, pêlos púbicos, das curvinhas tão femininas da mulher, altura e peso. 

O estrogénio tem valores mais elevados na fase da Pré-ovulação e diminui após a ovulação para dar lugar à progesterona, responsável pela formação do endometrio.

É na fase da pré-ovulação que o estrogénio,

e os ovários começam a preparar o óvulo que depois será libertado nas trompas de falópio. Os óvulos encontram-se em minúsculas cavidades chamadas folículos. 

Cerca de 20 folículos começam a amadurecer os respetivos óvulos. Os ovários geralmente funcionam alternadamente, mas o teu corpo nunca sabe se o óvulo vem do ovário esquerdo ou direito. 

Se o óvulo não for fecundado, os níveis de estrogénio  baixam e a menstruação acontece. 

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.