Jacques Houart
Doutorado em Antropologia
Professor Aposentado da Universidade de Coimbra – Portugal
Membro da ADTA – American Dance Therapy Association
Membro da SHA – Sound Healers Association
Terrenos Principais de Pesquisa:
Antropologia Médica
Medicinas Alternativas e Complementares
Movimento – Respiração – Emoções
TLM: + 351 919 981 953
E-Mail: jacques.houart@gmail.com
Modo de Formação: Presencial.
Método de ensino: De modo a adequar o método de ensino aos objectivos da
aprendizagem e a uma compreensão mais profunda da matéria, será utilizada em cada Sessão uma metodologia de ensino activo e participativo, articulando o modo expositivo com material audiovisual e privilegiando a apreensão sensível dos fenómenos através de exercícios práticos.
Serão nomeadamente efectuados vários trabalhos práticos ilustrando diversas técnicas de aplicação da dança e do movimento a terapias convencionais e a terapias alternativas e complementares, essas últimas inspiradas em práticas de saúde de diferentes sociedades não-ocidentais, tais como, por exemplo;
Expressões primitivas;
Tradições xamânicas;
Danças extáticas;
Danças simbólicas;
Ritmos respiratórios;
Frequências acústicas;
Fluxos energéticos.
Requisitos de base recomendados para acompanhar a matéria:
Competência em comunicação oral e escrita; aplicação prática dos
conhecimentos teóricos; raciocínio crítico; aprendizagem autónomas.
Qualidades de motivação; empenhamento; adaptabilidade a novas situações;
criatividade; respeito por outras culturas e outros costumes.
Capacidades de debate e cooperação em grupo; utilização das Tecnologias
actuais de Informação; leitura e compreensão escrita e oral da língua inglesa a um nível suficiente para aceder à bibliografia recomendada e compreender o material audiovisual de apoio.
Uma capacidade para interpretar do ponto de vista sintomatológico e diagnóstico gestos, figuras e movimentos executados ao vivo;
Uma competência para visionamento de fontes audiovisuais e para uma leitura crítica de bibliografias secundárias;
Uma vontade e capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em movimento e dança a propostas terapêuticas inovadoras e originais adequadas ao desenvolvimento de:
a) Planos de saúde privada e pública com inclusão de terapias alternativas e complementares inspiradas em práticas tradicionais e fundamentadas na dança e no movimento;
b) Programas de educação para a saúde baseados na dança e no movimento atentos também aos desafios das novas formas de dança inspiradas pelo multiculturalismo;
c) Metodologias de investigação em dançaterapia, nomeadamente fundamentadas nos princípios da observação participante;
d) Temáticas críticas e urgentes de novas formas de relacionamento humano através da dança e do movimento em época de risco de “confrontos civilizacionais”.
Conteúdos programáticos
1º Módulo
Paradigmas de dança e movimento
Breve história da dança. O paradigma da dança ocidental e os seus
códigos éticos, estéticos e sociais. Os modelos académicos do ensino
da dança. O questionamento terapêutico aos paradigmas académicos.
Dança e movimento: um novo paradigma multicultural.
2º Módulo
Para além das conflitualidade
A formação dos terapeutas de dança e movimento.
A origem histórica do projeto terapêutico pela dança e pelo movimento.
A sua evolução recente. A diversidade dos seus campos teóricos e
práticos: conflitualidade e complementaridade. A procura de novos
conceitos mais abrangentes e mais consensuais. A formação
polimórfica dos terapeutas: requisitos teóricos e práticos. A
indispensável presença no terreno prático.
A dançaterapia. A sua origem histórica. A sua evolução recente. A diversidade dos seus campos: conflitualidade e complementaridade.
3º Módulo
O terreno
A metodologia da investigação em terapia de dança e movimento.
O trabalho empírico de terreno: não o “tudo ao mesmo tempo” mas sim
o “olho treinado”. As metodologias monolíticas e as suas
consequências negativas em terapia. Os desafios sanitários atuais e as
novas exigências metodológicas. Novos terrenos, novos objetos e
novos métodos em contexto de pós-modernidade.
4º Módulo
A saúde pública
As questões atuais da saúde e as contribuições das terapias de dança e
movimento.
A importância das terapias de dança e movimento para a medicina e
para os estudos e as práticas de saúde. Sintomatologia e diagnóstico: a
diversidade dos sistemas interpretativos e a contribuição das terapias
de dança e movimento. Os desafios da Saúde Pública e a procura de
formas alternativas e complementares de diagnóstico e tratamento ao
serviço das populações.
5º Módulo
Os híbridos culturais
O alargamento das temáticas contemporâneas nas terapias de dança e movimento.
Padrões de cultura e estilo de vida: a sua incidência na dança, no
movimento e na etiologia das doenças. A plasticidade humana na
procura de novas formas de expressividade em contexto de fusões
culturais globais. O seu reflexo na procura de novas práticas
terapêuticas em dança e em movimento. O necessário diálogo entre
culturas e civilizações.
6º Módulo
As complementaridades
As terapias de dança e movimento como práticas alternativas e complementares.
Os paradigmas convencionais na saúde e na medicina. As suas
contradições internas e as suas dependências externas. A sua tónica
nas práticas de cura e a subsidiaridade das técnicas de prevenção. A
pertinência de novas práticas curativas e preventivas de caráter
alternativo e complementar. A sua legitimação pela O.M.S (Organização
Mundial da Saúde). Dançaterapia e musicoterapia: um exemplo de
complementaridade feliz no campo interno das práticas alternativas
não-convencionais.
7º Módulo
As “expressões primitivas”
A motricidade humana e as terapias de dança e movimento.
Dança, movimento e práticas bio-energéticas. Movimento, respiração e
emoções nas suas interações essenciais. As terapias de dança e
movimento enquanto “medicinas quânticas e vibracionais”. Sons,
ritmos e movimentos: “beats”, percussões e frequências de som em
terapias de dança e movimento. As propriedades terapêuticas das
“expressões primitivas”.
8º Módulo
Energia e transcendência
As terapias de dança e movimento confrontadas ao novo paradigma integrativo da medicina atual.
Dos parâmetros físicos aos fatores psicossociais e culturais. O poder
terapêutico dos símbolos e dos rituais em terapias de dança e
movimento. Dança e espiritualidade: os ritmos da “alma”. Danças
simbólicas, sagradas e circulares. O exemplo da “roda da cura
xamânica” em terapia de dança e movimento. Dança e movimento
como técnicas de meditação dinâmica.
Estágio: Workshops de Dançaterapia em Instituições Apropriadas
9º Módulo
Os espaços interiores
A pertinência das terapias de som e de movimento para responder aos
desafios da educação e da saúde no mundo contemporâneo.
A pertinência do ensino das terapias de som, dança e movimento nos
programas atuais de ensino e de educação. A necessária descoberta
dos espaços interiores à consciência humana e a contribuição das
terapias de dança e movimento nas suas conexões intrínsecas com
outras técnicas de mesma finalidade: ioga, meditação, espiritualidade,
por exemplo. Os limites das campanhas de educação para a saúde
baseadas exclusivamente na responsabilização individual.
10º Módulo
O potencial humano
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em terapias de dança e
movimento a propostas inovadoras e originais na saúde e na educação.
O movimento do potencial humano. A meta do desenvolvimento
humano integral: dança, som e movimento em época de risco de
“confrontos civilizacionais”. O desafio das terapias de dança e
movimento ao ensino das danças como meras técnicas de
divertimento. As suas projeções nos paradigmas epistemológicos e nos
modelos teóricos e práticos do ensino académico nos diferentes
domínios das artes e do saber. As terapias de dança e movimento e a
sua contribuição para um mundo melhor e mais feliz para todos.
Método de avaliação:
Somatório de Trabalho Escrito + Relatório de Estágio
Bibliografias de base e de consulta: Serão fornecidas progressivamente no decorrer das Aulas
1. O curso é presencial, realizado no espaço da Academia Florescerdoser em Vila Nova de Gaia.
2. O custo do curso é global, o qual deverá ser pago por três vezes, a primeira no ato da inscrição e o restante nas datas indicadas.
3. A não comparência ao curso implica um aviso prévio.
4.Uma vez que o pagamento foi feito, o participante adquiriu um lugar no curso e a organização foi resultada para cobertar as despesas do evento, por isso, a organização não faz reembolso ou compensações de taxas para o não participante (essa é a causa que o impede de ajudar).
5. Cada participante que se inscreve no curso assume um compromisso com a Academia Florescerdoser, com o corpo docente e com o grupo onde se vai inserir.
6. Cada participante deve zelar pelo seu próprio bem-estar físico, emocional, mental e espiritual dentro do grupo, pelo que deve relatar quaisquer problemas que o possam afetar durante o curso.
7. A Academia Florescerdoser reserva o direito de solicitar que um participante saia do curso caso o seu comportamento for desrespeitoso para o grupo.
8. Todos os participantes do curso devem mostrar sempre respeito pelas restantes, independentemente de raça, cor, credo, sexo, escolha sexual ou qualquer outro valor que possa ser diferente do seu.
9. O participante deve manter a confidencialidade de todas as partilhas pessoais efetuadas dentro do grupo. Qualquer informação pessoal partilhada dentro do grupo deverá permanecer dentro do grupo.
10. Se surgirem dificuldades entre os membros do grupo, os participantes devem solicitar mediação para a sua resolução.
630€
599€